sexta-feira, 2 de julho de 2010

Estudantina Universitária de Lisboa

Na 20ª edição do FESTUNA – Festival Internacional de Tunas de Coimbra, e em moldes diferentes do habitual, iremos receber em Coimbra todos os grupos que mais se têm destacado pela excelência das suas actuações, ou seja, que repetidamente têm figurado no “Quadro de Honra” do Festival.

A Estudantina Universitária de Lisboa, vencedora das duas últimas edições do FESTUNA, é a primeira tuna apresentada.

A Estudantina Universitária de Lisboa (EUL), digna representante da Academia Lisboeta, foi fundada no ano de 1992 por estudantes provenientes das várias Universidades desta cidade.

Um grupo de cinco Tunos, constitui o núcleo fundador da EUL desde o início, foram estabelecidas metas ambiciosas, pois outras não eram possíveis para quem queria ter a legitimidade de se afirmar como representante da maior academia portuguesa - a de Lisboa.

Para levar por diante este grande projecto, foi necessária muita dedicação... amor à camisola... gozo em ver e fazer nascer um trabalho que se pretendia inovador, exemplar e criativo. A promoção e o prestígio dados à música popular portuguesa constituem, desde então, uma realidade e são motivo de grande orgulho para a Estudantina.

A ante-estreia da EUL foi na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, abrindo a segunda parte do concerto do grande guitarrista e concertista português, Carlos Paredes (Novembro de 1992).

A EUL conta já com três trabalhos discográficos editados. "Serenata das Fitas" editado em 1993, que teve um sucesso tremendo. Quem não conhece a "Mulher Gorda " ?

Em 1995, surge o segundo álbum "Viva Paródia". O espectáculo de lançamento foi no Coliseu dos Recreios de Lisboa e contou com a participação especial da nossa madrinha artística, a Senhora Amália "a Tia" Rodrigues.

“Em Viagem” é o título do mais recente trabalho discográfico da EUL, apresentado em Novembro de 2003, este disco é o espelho de 4 anos de trabalho e de vivências da EUL.




Sem comentários:

Enviar um comentário